Tuesday, 29 de September de 2020 - 11:02h
Governo conclui 1ª etapa do Sistema de Água para a Comunidade do Ambrósio, em Santana
A implantação dos 3 km de adutora foi concluída. Outras duas frentes de trabalho iniciam simultaneamente na segunda-feira, 28.
Por: Camila Ramos
Foram implantados 8 km de adutora com tubulação de 250mm.

O Governo do Amapá finalizou nesta sexta-feira, 25, a implantação dos 3 km de adutora com tubulação de 250mm para a rede de água exclusiva para o bairro Ambrósio, na cidade de Santana. Esta é a primeira das três etapas para a conclusão do sistema que prevê 2.700 ligações domiciliares que serão entregues até o mês de outubro.

A partir da próxima semana, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) trabalhará em duas frentes para a execução simultânea das duas outras etapas do cronograma, que consistem na interligação da adutora no sistema central da Companhia, na qual será construída uma nova estação de 100 m³/h, e a terceira etapa com a implantação de um anel externo de 150 mm para distribuição da água no Ambrósio e interligação das redes internas para alimentar as residências.

Investimento

O investimento faz parte de uma série de obras que deverão aumentar o volume de produção e ampliar o alcance da rede de distribuição no município.

Em julho deste ano, foram instaladas duas bombas de captação de água nos bairros Nova Brasília e Vila Olímpica. O próximo passo será a instalação de três novas bombas de captação ainda no mês de outubro.

Onze bairros terão o fornecimento de água reforçado com a instalação das novas bombas. A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) fará a instalação de uma bomba de 20cv e duas de 30cv distribuídas nos bairros:

  • Fonte Nova: beneficiando também os bairros Laranjeiras e Paraíso;
  • Provedor 1: que beneficiará também Centro, Hospitalidade, Provedor 2, Ambrósio e Remédios 1 e 2;
  • Nova Brasília: beneficiando também as imediações do bairro.

Após a instalação das bombas, cronograma inclui a construção de um poço profundo no bairro Paraíso.

“Os investimentos do Governo do Estado estão modernizando o parque de bombas em Santana, isso gera não só ampliação mas também mais segurança contra falhas e mais agilidade na manutenção dos equipamentos, o que hoje é uma das maiores dificuldades da Companhia”, explicou o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.

Paralelo a isso, a Caesa já intensifica a manutenção das redes do município, com retirada de vazamentos e vistorias.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá