Monday, 21 de February de 2022 - 09:13h
Caesa abre últimas negociações em condições especiais aos consumidores que migrarão para iniciativa privada
Cortes de juros e multas, além de prazos ampliados valem para os meses de fevereiro e março.
A Caesa continua administrando os serviços de água e esgoto nas sedes dos 16 municípios do Amapá até o fim deste primeiro semestre.

Consumidores inadimplentes com a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) têm a oportunidade de negociar e renegociar seus débitos e acordos aproveitando as condições especiais oferecidas pela instituição em fevereiro e março, evitando negativação de CPFs, CNPJs e corte de fornecimento do serviço.

A ação da Caesa busca facilitar os acordos para que os consumidores iniciem seu vínculo com a nova concessionária, sem débitos com a antiga prestadora dos serviços. A previsão é de que a Companhia de Saneamento do Amapá (CSA), empresa privada, assuma a distribuição de água e tratamento de esgoto em todas as sedes municipais do estado no fim deste primeiro semestre de 2022.

“Mesmo dependendo da arrecadação, a Caesa sempre foi um braço do Estado e teve um olhar social para com seus clientes. Por isso, estamos reduzindo drasticamente os juros, aumentando prazos de pagamento, tudo para que os consumidores iniciem seu relacionamento com a nova empresa sem débitos pendentes com a Caesa, resultantes de tantos anos de serviços prestados”, pontuou  Luiz Monteiro, diretor Comercial e de Negócios da Caesa.

Para saber a situação financeira de cada matrícula, os clientes podem entrar em contato com a Caesa por meio do WhatsApp 96 99134-6164, ou negociar presencialmente nos postos de atendimento no Superfácil, e escritórios da Caesa em todo o Estado. Em Macapá, o escritório central da Companhia fica na Avenida Ernestino Borges, 222, no bairro Julião Ramos, das 8h às 13h.

Concessão do Saneamento

A Companhia de Saneamento do Amapá, nova concessionária dos serviços, deverá operar com desconto de 20% na tarifa para os consumidores, e investir mais R$ 3 bilhões na infraestrutura de água e esgoto pelos próximos 35 anos. Outros R$ 880 milhões serão desembolsados ao longo de 10 anos, compondo um fundo para investimentos em saneamento em área rurais, totalizando R$ 4,8 bilhões em investimentos no setor até o final do período.

De acordo com projeções do Estado, em 4 anos a cobertura da distribuição de água ultrapassará os atuais 38% para 55%, podendo chegar a 99% em 11 anos. Já no esgoto sanitário, em 4 anos, a cobertura avançará de 8% para 20%, e em 18 anos, a projeção é de 90%.