Friday, 23 de October de 2020 - 08:21h
Governo inicia a instalação da rede de água interna no Ambrósio
A previsão é de que até o início de novembro o sistema já esteja funcionando.
Por: Camila Ramos
Foto: Maksuel Martins/Secom
Tubulações fazem parte do novo sistema exclusivo construído pelo Governo do Estado.

As redes de distribuição de água dentro da comunidade do Ambrósio já começaram a ser instaladas nesta quinta-feira, 21, pelos encanadores da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). As tubulações fazem parte do novo sistema exclusivo construído pelo governo do Estado para levar água com qualidade aos mais de 8 mil moradores da região.

Conhecidas como redes primárias, as tubulações de 110mm em instalação serão conectadas ao anel adutor de 150mm construído ao redor da comunidade e finalizado no último sábado, 21. Nelas, serão ligadas as redes menores, que levarão água diretamente aos ramais das residências.

As redes primárias ligarão o anel adutor da avenida Souza Mar até a avenida Amapá, e da rua Cláudio Lúcio até à 31 de Março, cruzando o perímetro da comunidade.

O diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, explicou que esse sistema ajudará a evitar transtornos como o desabastecimento.

“Nós planejamos esses sistema com diversas redes primárias e anel adutor para que, em caso de vazamentos ou manutenção, não seja necessário desligar o fornecimento em toda a comunidade, mas sim somente no perímetro onde serão realizados os serviços”, detalhou o gestor.

Investimento

O governo do Amapá já implantou 2,5 quilômetros de adutora que levará água da Estação de Tratamento da Caesa até o anel adutor e os 8 km de rede de distribuição dentro do Ambrósio. A previsão é de que serão feitas mais de 2.700 ligações domiciliares.

A obra tem o investimento de mais de R$ 2,2 milhões, recursos integralmente do tesouro estadual. Com a finalização das redes primárias, a próxima fase será a interligação à adutora. A previsão é de que na primeira quinzena de novembro o sistema já esteja funcionando.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -