Monday, 08 de November de 2021 - 09:52h
Caesa firma convênio com Unifap para catalogar documentos da Companhia
A Universidade prepara plano de ações para realização das atividades de gestão documental que auxiliará ambas instituições
Por: Moema Cambraia sob supervisão de Camila Ramos
Foto: Caesa
O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, autorizou o acesso e a doação dos arquivos da Caesa à Universidade e já iniciou a arrecadação do material.

O acervo documental e técnico de engenharia dos últimos 50 anos da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) será catalogado e arquivado em um inventário criado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Para alinhar estratégias, a direção da Companhia e pesquisadores da Unifap responsáveis pelo projeto reuniram-se no escritório central da Caesa na última quarta-feira, 3.

 

A parceria firmada auxiliará o curso de Engenharia Civil e o Centro de Memória - Documentação e Arquivo (Cemedharq) da Unifap, a fim de resgatar, tratar e armazenar fotos, vídeos, arquivos, obras, ações, entre outras documentações da Caesa que registram a história do saneamento básico do Estado do Amapá e de seus 16 municípios. 

 

A catalogação será realizada a partir de arquivos da instituição com foco inicial nos arquivos dos setores técnicos da Companhia. O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, autorizou o acesso e a doação dos arquivos da Caesa à Universidade e já iniciou a arrecadação do material.

 

De acordo com a engenheira Pamela Sá, coordenadora do projeto, com a recém concessão da Companhia, documentar todo o acervo histórico da instituição tornou-se uma das prioridades. 

 

A diretora do Cemedharq, Veronika Luna, destacou a preocupação com o resgate o registro histórico da documentação das instituições públicas do Estado do Amapá, como forma de resguardar a história e a identidade das instituições e do povo amapaense. 

 

“Esse convênio beneficiará a Caesa e a comunidade acadêmica da Unifap, para que possam realizar pesquisas e estudos através dos arquivos coletados”, garantiu a engenheira Jennefer Lavor.



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá