Wednesday, 01 de April de 2020 - 08:05h
Governo do Amapá reforça serviço de desinfecção de locais públicos
Ação faz parte das medidas preventivas para inibir o avanço do novo coronavírus.
Por: Andreza Teixeira
Foto: Netto Lacerda
Produto químico utilizado na operação é capaz de eliminar o vírus causador da COVID-19.

O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 31, uma nova etapa de força-tarefa para desinfecção de logradouros públicos. Trata-se de mais uma das medidas de combate e prevenção ao COVID-19 no estado.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp), o serviço vai desinfectar locais onde há grande aglomeração de pessoas, como o entorno de unidades de saúde e conjuntos habitacionais da capital.

No primeiro dia de operação receberam a ação o Residencial Macapaba, que concentra cerca de 25 mil pessoas, e o Laboratório Central do Amapá (Lacen), onde são realizados exames para diagnóstico da doença. Ambos na zona norte.

Essa força-tarefa é executada pela Policia Militar (PM/AP) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP) com auxílio de dois carros-pipa da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).

Os veículos comportam uma composição que inclui o isocianurato de sódio com concentração de 60% de cloro ativo. Diluído na água, o produto químico é capaz de eliminar germes, bactérias, protozoários e também o novo coronavírus.

“Essa composição quebra a cadeia de DNA e RNA do vírus que, assim, torna-se inativo. Daí a eficiência da água com o cloro para desinfectar”, diz o gerente de monitoramento de Sistemas de Tratamento de Água da Caesa, Claudinaldo Ferreira.

Segundo o secretário adjunto da Sejusp, José Mont'Alverne, o serviço é concentrado na capital, mas caso haja necessidade poderá ser levado para outros municípios. “Com o auxílio das prefeituras, poderemos descentralizar o trabalho”, frisou.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -