Monday, 01 de February de 2021 - 08:21h
Calçoene: Waldez determina ações emergenciais para auxiliar população afetada pela enchente
Defesa Civil coordena atuação de órgãos governamentais voltados para garantia de auxílio social, de saneamento e saúde da população.
Por: Camila Ramos
Foto: Camila Ramos
Cerca de 2.800 famílias foram afetadas pela enchente e desabastecimento de água.

Uma força-tarefa do Governo do Amapá composta pelos órgãos de saneamento, assistência social, saúde, defesa civil e transportes estão em Calçoene desde a sexta-feira, 29, atuando na diminuição dos impactos sofridos pela população do município após os alagamentos registrados na quinta-feira, 28, decorrentes das fortes chuvas combinadas ao aumento do nível das marés. Foram cerca de 2.800 famílias afetadas pela enchente e desabastecimento de água.

Uma das principais providências está na distribuição de água potável por meio de carros-pipa nos bairros Palmeiras e Buritis, que ainda não possuem rede da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), e que tiveram seus poços contaminados na enchente com dos detritos carregados junto com a inundação. A ação conta com veículos do Exército Brasileiro, Governo do Amapá e Prefeitura de Calçoene.

A Caesa também já prepara a descontaminação dos poços, que deverá ser realizada com o apoio da Defesa Civil na terça-feira, 2 de fevereiro.

A Superintendência de Vigilância em Saúde tem distribuído hipoclorito para desinfecção de água potável nas residências para reforçar a ações de saúde da família.

“O sistema de captação e distribuição de água da Caesa foi alagado, porém desde sábado [30] já foi reativado e tem distribuído água para a população”, explicou o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.

Segundo o gestor, caso haja uma nova cheia, a Companhia está preparada para fornecer água à população por meio de caminhão-pipa abastecido no sistema de Amapá, município vizinho, com o apoio da Defesa Civil.

O coronel Wagner Coelho, comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá, coordena as ações emergenciais em Calçoene. Segundo ele, a Defesa Civil registrou que uma família composta por dois idosos foi desalojada em consequência da enchente, e está abrigada com familiares.

“Estamos preparando o levantamento de todas as áreas e famílias afetadas junto com a Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social, e prefeitura municipal, assim poderemos ser mais precisos tanto na aquisição e emprego de recursos e doações, como no atendimento de toda a comunidade”, salientou.

Força-tarefa

A equipe destacada pelo governador Waldez inclui Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Defesa Civil, Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Secretaria de Estado de Transportes, Secretaria de Saúde, Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) com o apoio do Exército Brasileiro.

O prefeito de Calçoene, Reinaldo Barros, participa da comissão e informou que toda a estrutura do executivo municipal está mobilizada para seguir as determinações do governo do Estado de forma eficaz.

“O apoio do Governo do Amapá é um socorro que direciona as nossas atividades com toda a expertise técnica de gestão desse tipo de crise, e tem amparado os cidadãos de Calçoene. Somos gratos pela parceria e muito satisfeitos com o apoio e cuidado que o povo dessa cidade merece”, resumiu Barros.

Frentes de trabalho

CAESA
- Restabelecimento da Estação de Captação e Distribuição de água potável;
- Avaliação de ação de desinfecção dos poços da população afetada;

SIMS
- Cadastramento das famílias afetados e confecção de relatório social;

SVS
- Distribuição de hipoclorito (269 famílias atendidas - 2.152 frascos de hipoclorito distribuido);
- Orientação de boas práticas de tratamento da agua para consumo;
- Avaliação da situação dos casos de covid-19 frente ao Desastre;
- Avaliação de ações visando o aumento das doenças diarreicas e dermatológicas relacionadas à qualidade da água;

CBMAP/CEDEC
- Monitoramento do nível do rio e do índice pluviometrico;
- Orientação técnica ao Prefeito das ações de defesa Civil;
- Ativação da distribuição de água através de caminhão-pipa com apoio do EB e SETRAP;
- Avaliação de ações conjuntas na area da saúde, saneamento e tratamento de água potável.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Equipe mobilizada inclui diversos órgãos estaduais e municipais.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -