Friday, 21 de January de 2022 - 10:24h
Governo ampliará sistema de água de comunidades de Sucuriju e Araquiçaua, em Amapá
Caesa irá realizar as obras que beneficiarão mais de 100 famílias do município.
Por: Moema Cambraia sob supervisão de Camila Ramos
Foto: Moema Cambraia
Caesa forneceu as caixas e a Prefeitura produzirá as bases das caixas d\'água e as calhas de coleta que levarão a água das chuvas até as residências.

O Governo do Amapá adquiriu 110 caixas d’água para as comunidades do distrito de Sucuriju e Araquiçaua, localizadas na foz do Oceano Atlântico, no município do Amapá. As caixas com capacidade de 5 mil litros chegaram ao estado na última quinta-feira, 13, e serão distribuídas para todas as residências das comunidades.

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) em parceria com a Prefeitura do Amapá, através do prefeito Carlos Sampaio, construirá um sistema que armazenará cerca de 550 mil litros de água. A Caesa forneceu as caixas e a Prefeitura produzirá as bases das caixas d'água e as calhas de coleta que levarão a água das chuvas até as residências.

“Esse sistema vai melhorar muito a qualidade de vida dos moradores da Vila, pois fará com que não precisem mais transportar água das cisternas até suas casas, além de armazenar o suficiente para não precisar de revezamento no verão”, disse Valdinei Amanajás, diretor-presidente da Caesa.

Com auxílio do recurso disponibilizado pelo senador Lucas Barreto, a previsão de entrega do sistema é até julho deste ano. Sampaio detalha a parceria firmada: “Nós compreendemos as dificuldades da população e formamos essa resolução conjunta entre o Governo, através da Caesa, a Prefeitura e o Senador Luca Barreto, para solucionar os problemas de forma rápida e eficaz”.

Sucuriju possui hoje somente 2 cisternas que abastecem a população com água recolhida das chuvas devido o Oceano tornar a água imprópria para consumo, por isso a necessidade de expandir a rede de água.

“A implantação das caixas d'água vai chegar a aproximadamente o dobro do volume de água e atingir cerca de 100% da capacidade de reservação. Isso será o suficiente para abastecer toda a população”, finaliza João Paulo Monteiro, diretor operacional da Caesa.

• Reunião de planejamento
  • Caixas d'água