Wednesday, 17 de November de 2021 - 08:15h
Waldez vistoria obras do novo poço profundo no bairro Paraíso, em Santana
Estrutura beneficiará mais de 4,2 mil famílias santanenses nos bairros Paraíso, Fonte Nova e parte do Parque das Laranjeiras e Mutirão.
A previsão é de que a ativação do poço seja feita pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá no início de 2022.

Nesta quarta-feira, 17, a escavação de um poço profundo no município de Santana foi motivo de muita alegria para os moradores da  segunda cidade mais populosa do Amapá. A obra, executada pelo Governo do Estado, levará mais água para a população, beneficiando 4.239 domicílios nos bairros Paraíso, Fonte Nova e entorno, incluindo parte do Parque das Laranjeiras e Mutirão.

A nova fonte de captação de água terá profundidade de 250 metros e será um sistema isolado, capaz de distribuir até 240 mil litros de água por hora, aumentando em 30% a produção do líquido no município. A previsão é de que a ativação do poço seja feita pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) no início de 2022.

O governador Waldez Góes vistoriou os trabalhos acompanhado do prefeito Bala Rocha e do diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás. Na oportunidade, Góes salientou que os investimentos realizados para a expansão do sistema de abastecimento em Santana.

“Nós já  atendemos às necessidades do Ambrósio com a construção de um sistema exclusivo e, agora, estamos iniciando a resolução desta demanda da área mais populosa do município. Os próximos passos serão a construção de mais quatro poços, que concluirão a cobertura de 100% de fornecimento de água em Santana”, projetou o Waldez.

A construção do novo poço é realizada com recursos de emenda da deputada Marcivânia, tendo investimento total de R$ 1.060.169,22, sendo R$ 954.152,30 de emenda federal e R$ 106.016,92 de contrapartida do Governo.

A vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Paraíso, Ana Bahia dos Santos, conhecida como Noca, viu de perto o processo de escavação e disse estar muito satisfeita com o empenho da gestão e servidores.

“É uma alegria imensa para nós que necessitamos de uma oferta mais ampla de água devido ao aumento da população consumidora. Moro há mais de 30 anos neste bairro e hoje ver este serviço sendo iniciado é a certeza de que estamos de fato progredindo com o desenvolvimento desta região”, afirmou a líder comunitária.

Valdinei Amanajás explicou que a obra produzirá mais água do que todos os sete poços existentes hoje em Santana.

“É um salto de produção enorme para nós, mas o impacto real só será mensurado na casa da população, que terá mais água, mais tranquilidade, mais saúde e qualidade de vida. Agradecemos a deputada Marcivânia e ao governador por tornarem possível mais essa obra da Caesa”, afirma Amanajás.

Sistema Ambrósio

Outro avanço na distribuição de água potável em Santana foi a ativação do Sistema Ambrósio, no início de fevereiro de 2021 - resultado do investimento de mais de R$ 2,2 milhões feito pelo Governo do Amapá, que trouxe mais qualidade de vida aos 8 mil moradores da comunidade do Ambrósio.

Foram implantados 2,5 quilômetros de adutora que leva água da Estação de Tratamento da Caesa até um anel adutor de 1.200 metros que circunda o perímetro da comunidade. Dentro do Ambrósio, há 8 km de rede de distribuição que beneficiam 2.700 domicílios.

Elesbão

Outra obra importante para o abastecimento de Santana é a reforma do sistema de captação do bairro Elesbão, que foi concluída e será entregue na próxima semana. Ela contempla a passarela e casa de bombas que abriga o maquinário da Companhia.

• Noca
  • visita