Wednesday, 11 de November de 2020 - 11:27h
Governo do Amapá ativa nova rede de água dos bairros Malvinas e Samaúma em Laranjal do Jari
Serão, ao todo, 5 mil famílias beneficiadas na região à beira do Rio Jari.
Foto: Gdebergson Santos Pereira
Maria de Fátima pôde realizar seus afazeres domésticos com água encanada nesta quarta-feira, 11.

Água tratada e encanada chegou pela primeira vez nas torneiras das famílias dos bairros Malvinas e Samaúma, em Laranjal do Jari. A obra de expansão da rede de água da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) foi finalizada na terça-feira, 10, e ativada nesta quarta-feira, 11.

A rede expandirá ainda mais, com a instalação dos ramais no bairro Samaúma, que também será beneficiado pela ampliação da rede, totalizando 4 km de tubulação instalada com investimento de quase R$ 1 milhão do tesouro estadual.

“É uma alegria grande para mim e todos os meus vizinhos. Há mais de 20 anos estamos nessa luta por água de qualidade nas nossas casas, e depois de tanto tempo ver isso se tornando realidade é uma sensação de vitória para cada um”, conta o morador do bairro Malvinas, Rosimildo Arruda 49 anos.

Serão, ao todo, 5 mil famílias beneficiadas na região à beira do Rio Jari, que por muitos anos têm sido abastecidas por caminhões pipa ou utilizando água do próprio rio para tarefas domésticas e de higiene.

Maria de Fátima Maciel, 54 anos,também era atendida pelo caminhão pipa.

“Água encanada é vida. Essa interligação vai trazer mais qualidade de vida a todos nós”, explica.

O diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, avalia a execução da obra como um avanço necessário para a qualidade de vida dos laranjalenses. “Poder entregar um trabalho de tamanho impacto social é uma grande satisfação para o Governo do Amapá, especialmente neste momento em que todos superados tantas dificuldades resultantes do desabastecimento de energia nos demais municípios do estado”, ponderou Amanajás.

A obra foi executada pela Caesa, em parceria com a Prefeitura Municipal do Laranjal do Jari (PMLJ), que cedeu mão de obra e maquinário para execução do serviço, prestando suporte para a Companhia desde o início da obra. A PMLJ direcionará os caminhões pipa que abasteciam esses bairros hoje contemplados pela água encanada, para atender outras comunidades mais distantes da sede do município.