Thursday, 04 de May de 2023 - 10:48h
Governo articula realocação de recursos federais para saneamento rural no Amapá
Representantes da Caesa, bancada federal e Ministério da Cidades se reuniram em Brasília nesta quarta-feira, 3.
Por: Camila Ramos
Foto: Divulgação/Caesa
As tratativas visam obras de saneamento rural para cerca de 600 comunidades rurais do Amapá

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), bancada federal e Ministério das Cidades se reuniram nesta quarta-feira, 3, em Brasília (DF), para tratar da realocação de recursos da União que foram destinados a área urbana, mas que podem ser investidos no saneamento rural, quilombola, ribeirinho e indígena do estado.

Desde de junho de 2022, a companhia atua no saneamento do interior do estado, após a concessão das operações urbanas à iniciativa privada. As verbas federais continuem vigentes.

Para o diretor-presidente da Caesa, Jorge Amanajás, os alinhamentos entre as instituições buscam determinar a viabilidade administrativa e a melhor estratégia para ajudar os amapaenses que moram nas localidades mais distantes.

"Temos cerca de 600 comunidades espalhadas nos 16 municípios do estado, com esses recursos federais o Amapá pode avançar na universalização do saneamento básico", destacou Amanajás.

O encontro contou ainda, com a participação da Secretaria Extraordinária de Representações do Estado do Amapá em Brasília (Seab), Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, Acácio Favacho.

O secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, ressaltou a importância dessa tratativa que envolve diversos eixos administrativos e políticos.

"Reunimos as pessoas estratégicas para afinar uma solução para que a Caesa possa levar saneamento aos mais necessitados com os recursos federais e estaduais necessários”, explicou.

Mesmo após a concessão das operações nas zonas urbanas dos 16 municípios para a iniciativa privada, os recursos federais ainda são fundamentais para impulsionar o saneamento nas localidades isoladas do Amapá.

"Temos um déficit muito grande de saneamento, e realocar os investimentos, antes urbanos para as comunidades rurais que tanto sofrem, seria um ganho muito grande beneficiando a quem mais precisa, apontou Favacho.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá