História

Companhia de Água e Esgoto do Amapá - CAESA, é a empresa de abastecimento de água e saneamento básico do estado do Amapá. Criada em 4 de março de 1969 e constituída em 24 de abril de 1973, é uma empresa de economia mista com sede em á, sendo o governo do Amapá o acionista majoritário. A Caesa atende a todos os 16 municípios amapaenses.

Criada através do Decreto Lei nº 490, de 04 de Março de 1969, constituída em Assembléia Geral realizada em 24 de Abril de 1973 , a Caesa é dotada de personalidade de direito privado, com autonomia administrativa, vinculada a secretária de Estado da Infra-Estrutura. Regida pela Lei nº 6.404/76, seus Estatutos e demais normas pertinentes, tem por finalidade coordenar o planejamento e executar, operar e explorar os serviços públicos de saneamento básico de esgoto e abastecimento de água potável, bem como realizar obras de saneamento básico no Estado do Amapá.

Inicialmente recebeu a denominação de Serviço de Água e Esgoto do Amapá (SAAE). Teve como primeiro presidente José Maria Papaléo Paes e suas primeiras instalações administrativas e operacionais funcionaram onde hoje é o escritório central da companhia, na avenida Ernestino Borges, no Centro da Cidade. O primeiro Sistema de Abastecimento de Água da cidade de Macapá, coletava água do Poço do Mato, declarado Monumento de interesse cultural do município de Macapá, através do Projeto de Lei nº 037/93, da Câmara de Vereadores de Macapá.

Em 1971 foi ianugurada a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro do Beirol, abastecida pelo Estação de Captação construída na orla da cidade, no Rio Amazonas. A segunda ETA foi construída em 1997, ao lado da primeira, e a terceira vem sendo construída pelo atual governo.