Monday, 20 de September de 2021 - 10:55h
Governo do Amapá recebe terreno e prepara etapas de instalação de novo sistema de água em Vitória do Jari
Estação de Tratamento beneficiará 500 imóveis residenciais e comerciais no bairro Santa Clara. Empreendimento é uma parceria com a Prefeitura de Vitória do Jari.
Por: Camila Ramos
Foto: Divulgação
Durante visita técnica, gestores alinharam as próximas etapas para a execução do serviço.

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) que atenderá aos moradores do bairro Santa Clara, em Vitória do Jari, já tem local definido para instalação. O lote foi cedido pela prefeitura municipal à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) na última sexta-feira, 17, e em breve receberá um sistema que beneficiará mais de 500 imóveis residenciais e comerciais da região.

Em 2017, o bairro Santa Clara recebeu uma rede de água implantada pelo Governo do Amapá e interligada ao Sistema Central da Companhia. Contudo, por estar distante, tem a pressão do líquido bastante reduzida em horários de alta demanda.


Para solucionar o problema, o Governo do Amapá implantará uma ETA compacta, que funcionará de forma isolada, com captação de água no Rio Jari e composta por um filtro e dois flocodecantadores com capacidade para produzir 100 mil litros de água por hora. Todo este maquinário, incluindo bombas, dosadoras e quadros elétricos, são providenciados pelo Governo do Estado e já estão prontos para instalação. A Caesa ficará responsável também pela manutenção e fornecimento dos produtos químicos necessários para operação do sistema.


Na parceria firmada entre Governo do Amapá e Prefeitura de Vitória do Jari, o município fica responsável por ceder o terreno e construir uma base para sustentação da estrutura da estação, casa de química, além da sessão dos operadores do sistema.

 

Para conhecer o lote e alinhar as próximas etapas da execução, o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, esteve em visita técnica ao município na sexta,17, onde reuniu-se com o prefeito Ary Duarte.


“É com muita satisfação que vemos mais este passo concluído rumo ao novo sistema Santa Clara. Agradeço a articulação do prefeito junto aos vereadores e comunidade para providenciar este local e viabilizar essa obra tão necessária”, comemora Amanajás.

 


O prefeito de Vitória do Jari agradeceu a parceria do estado em investir para levar mais água com mais qualidade para a população.


“Há um compromisso do governo do Estado em resolver de uma vez por todas esse problema de água aqui no bairro, e eu agradeço o trabalho e a disponibilidade empregadas em somar esforços conosco. Eu tenho certeza que dias melhores virão para o nosso povo”, comemorou Ary Duarte.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá