Friday, 17 de June de 2022 - 09:42h
Caesa aumenta potência da captação de água em Santana com novas bombas e poço
Instalação dos novos equipamentos de captação dos bairros Paraíso e Fonte Nova iniciou nesta sexta, 17, e vai até a próxima terça, 21.
O impacto na geração de água é de 120 mil litros a mais a cada hora, alimentando as torneiras dos moradores.

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) iniciou, sexta-feira, 17, a troca das bombas de captação de água dos sistemas isolados que atendem os bairros Paraíso e Fonte Nova, em Santana. O impacto na geração de água é de, a cada hora, 120 mil litros de água a mais alimentando as torneiras dos moradores.

O serviço consiste na instalação de duas bombas com capacidade de 22,5 CV cada, que substituirão bombas de 17 CV e 10 CV. A logística não deve interromper a distribuição de água, mas a pressão ficará baixa até a conclusão das instalações mecânicas e elétricas dos novos equipamentos, na terça-feira, 21.

Segundo o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, este é um serviço complexo, por se tratarem de equipamentos modernos e mais potentes que os atuais, exigindo toda a reestruturação da parte mecânica e elétrica dos sistemas.

Amanajás complementa que este reforço está somado a outra grande obra do Governo do Amapá na região, a perfuração do Poço Profundo do bairro Paraíso, que entra em sua fase final com previsão de conclusão para início de agosto.

“A obra do poço profundo do Paraíso é muito aguardada por nós e pelos moradores de Santana, contudo por se tratarem de recursos com emendas da bancada federal, existe uma burocracia que acabou desacelerando o processo. Mas superamos esses problemas e agora a obra segue novamente, já em sua fase final”, explicou o gestor.

A estrutura beneficiará mais de 4,2 mil famílias santanenses nos bairros Paraíso, Fonte Nova e parte do Parque das Laranjeiras e Mutirão. Após sua ativação, serão cessados revezamentos e racionamentos nesses bairros.