Thursday, 26 de April de 2018 - 11:45h
Caesa entrega kits de tratamento de água para escola de comunidade ribeirinha
O processo de tratamento da água, para torná-la potável, dura cerca de duas horas.
Por: Cassio Albuquerque
Entrega dos kits ocorreu nesta quarta-feira

A comunidade Pau Mulato, localizada na região ribeirinha do município de Itaubal, foi contemplada com 10 kits domiciliares de tratamento de água. A entrega foi realizada pela diretoria da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) nesta quarta-feira, 25, em Macapá.

Os kits serão utilizados no tratamento de água da Escola Estadual Jerusalém do Pau Mulato, no preparo da merenda escolar, melhorando a qualidade de vida de 150 alunos que estudam na instituição.

O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, destacou a função social e a importância desse projeto de confecção dos kits nas comunidades ribeirinhas, que não são atendidas pela companhia, devido à questão geográfica. A localidade contemplada, que fica a seis horas de barco de Macapá, é uma delas.

“Temos absoluta certeza que esses kits serão bem utilizados pela escola, oferecendo uma água tratada de forma caseira e auxiliando na melhora da saúde dos alunos e dos moradores da comunidade”, frisou Amanajás.

O diretor da escola, Adriano Santos, representou a comunidade e falou da importância dessa iniciativa no campo social. Ele explicou que a água utilizada era do rio e passava pela decantação.

“A água tratada é um bem que nem todos ainda têm acesso, como é o nosso caso. Mas a Caesa nos atendeu e nos deram essa opção de tratar a água através do kit. Com certeza, vai ajudar na saúde dos estudantes e na qualidade da merenda”, destacou.

Tratamento caseiro

Cada kit é composto por um balde de 50 litros, uma quantidade de cal, sulfato e hipoclorito e um informativo de como fazer o tratamento. O processo de tratamento da água, para torná-la potável, dura cerca de duas horas.

Os produtos químicos têm a seguinte função: o hipoclorito desinfeta o líquido, a cal corrige a acidez e o sulfato faz o clareamento.

A Caesa está programando a entrega de 500 kits às comunidades do Arquipélago do Bailique, em Macapá, que estão sendo afetadas pela erosão do fenômeno terras caídas. A ação tem previsão para ocorrer nos próximos 30 dias.

O kit de tratamento domiciliar é um projeto piloto da Caesa, promovido pelo núcleo social da companhia, que desde 2004 beneficia comunidades ribeirinhas e de difícil acesso em todo o Estado. Já foram visitadas comunidades como Croa da Pedreira, Carapanatuba, entre outras.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá