Friday, 14 de October de 2022 - 08:31h
Governo leva água encanada para famílias no distrito de São Joaquim do Pacuí
Caesa implantou 1,3 km de redes de abastecimento para famílias nas vilas Damásio, do Gordo, Antônio e Salamita.
Por: Camila Ramos
Foto: Camila Ramos
A água vai impulsionar os produtores de mandioca e de farinha torrada para comercialização.

A água encanada chegou para moradores de quatro vilas do distrito de São Joaquim do Pacuí, zona rural de Macapá. O Governo do Amapá concluiu a implantação de 1,3 km de redes de água que beneficiarão todas as famílias nas vilas Damásio, do Gordo, Antônio e Salamita.

As obras foram executadas pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), que desde julho, com a concessão dos serviços de água e esgoto das sedes municipais, passou a atuar somente nas comunidades rurais do estado, promovendo a expansão dos serviços de saneamento para os amapaenses que vivem longe das cidades.

Segundo o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, os serviços em São Joaquim do Pacuí vão impactar diretamente a vida de cerca de 300 pessoas, com mais saúde, dignidade e qualidade de vida. Além disso, água de qualidade vai impulsionar a atividade dos agricultores que cultivam a mandioca e preparam farinha torrada para comercialização, o ponto essencial da economia nessas localidades.

A previsão do gestor é de que até dezembro serão construídos novos sistemas em Ponta Grossa, Liberdade e Corre Água, também na região do Pacuí, além da ampliação das redes no Garimpo e Tracajatuba.

No município de Itaubal, que faz fronteira com a região do Pacuí, as comunidades do Carmo do Macacoari e Rio Jordão também receberão expansão de rede.

“Hoje a Caesa é um braço social do Governo do Amapá para levar saneamento a todas as comunidades rurais espalhadas pelo estado, e cada ligação de água que fazemos demonstra o empenho e o cuidado que o governo tem para com esses amapaenses”, afirmou Amanajás.

De acordo com o gestor, a Caesa passa por uma transição institucional para se tornar um novo órgão estadual, chamado IDEAS - Inclusão Digital, Energias Alternativas e Saneamento. Por meio da estrutura funcional da atual Caesa, o novo órgão levará as soluções da IDEAS para comunidades rurais, quilombolas, ribeirinhas e indígenas do Amapá.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2022 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá