Wednesday, 13 de January de 2021 - 09:00h
Governo e Prefeitura iniciam captação de recursos para bloco de investimentos no sistema de água de Santana
A definição dos projetos foi feita em reunião entre o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, e o prefeito de Santana, Bala Rocha.

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e a Prefeitura de Santana (PSM) iniciaram as tratativas para definir projetos e mobilizar esforços para captação de recursos a serem investidos na ampliação e melhoria do sistema de água do município. A intenção é beneficiar inicialmente todos os bairros atendidos pelos sistemas Central, Vila Amazonas, Elesbão, além das comunidades de Matapi Mirim e Ilha de Santana.

O planejamento foi acertado em reunião na terça-feira, 12, no escritório da Companhia, durante encontro entre o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, o prefeito Bala Rocha e suas equipes técnicas.

Os projetos que serão incluídos no primeiro bloco de captação de recursos referem-se a construção de um poço profundo para alimentar o sistema central da Companhia, com capacidade de produção de água superior a dos atuais sete poços em atuação juntos; a ampliação e reforma do sistema da Vila Amazonas, para suprir a demanda dos novos domicílios de bairros adjacentes e que estão ligados na mesma rede; reforma do sistema no bairro Elesbão; além dos sistemas da Ilha de Santana e Matapi Mirim.

Os projetos já estão prontos, e necessitam somente de atualização para serem submetidos a aprovação e execução.“Temos projetos prontos e que precisam sair do papel, e para isso precisamos dos recursos necessários. A visita do prefeito Bala é mais uma força que se alia ao Governo do Estado na busca da concretização das obras e soluções que levarão água de qualidade para as torneiras de todos os santanenses”, afirmou o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.

O prefeito de Santana reforçou a disposição política de articular com a bancada federal e estadual em todos os níveis, em benefício da ampliação do sistema de água.

“Já tenho conversado com o senador Davi Alcolumbre, com membros da nossa bancada, e tenho muita confiança de que os parceiros estarão prontos para destinar os recursos de que a Caesa e Santana precisam para dar mais saúde e qualidade de vida por meio da água tratada”, estimou Bala Rocha.

Investimentos em andamento

No encontro, o prefeito conheceu os investimentos já em andamento no município, como o avanço da instalação do sistema de água exclusivo para a comunidade do Ambrósio. Já concluído, ele agora opera em modo controlado para os ajustes finais com previsão de inauguração oficial na próxima semana. São 2,5 km de adutora, 8 km de rede e 2.700 ligações domiciliares. A obra tem o investimento de R$ 2,2 milhões, recursos integralmente do tesouro estadual.

Também bastante esperado pela população, o projeto do poço profundo no bairro Paraíso tem seu processo de licitação marcado para o próximo dia 20. A obra terá o investimento total de R$ 1.060.169,22, sendo R$ 954.152,30 de emenda federal e R$ 106.016,92 de contrapartida do Governo.

Este poço beneficiará 4.239 domicílios nos bairros Paraíso e Fonte Nova.

• No encontro foram tratadas também as obras já em execução pela Caesa.
  • Da dir. para esq. o Gerente de Operações em Santana, Olenilson Pantoja; o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás; o prefeito de Santana, Bala Rocha; e o diretor Operacional da Caesa, João Paulo Monteiro.