Wednesday, 05 de July de 2023 - 09:37h
Caesa avalia investimentos durante visita técnicas aos distritos de Lourenço, Cunani e Vila do Carnot
Ampliações e reformas nos sistemas serão elaboradas a partir do trabalho conjunto entre técnicos da Companhia, moradores, vereadores e Prefeitura Municipal.
Por: Camila Ramos e Rômulo Verçosa
Foto: Rômulo Verçosa
As visitas técnicas da Companhia contaram com a participação de vereadores, prefeito municipal e moradores das comunidades;

Gestores e técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) realizaram visitas aos sistemas de distribuição de água do distrito de Lourenço, Vila do Carnot e Quilombo do Cunani, no município de Calçoene, nos dias 4 e 5 de julho. Além de avaliar as estruturas atuais, a equipe consultou os moradores das comunidades, vereadores e prefeito municipal sobre a necessidade de ampliação das redes, o que contribuirá para o início dos projetos e soluções desenvolvidos para a região. 

A localidade rural Vila do Carnot está a aproximadamente 80 km da sede urbana de Calçoene, e possui 409 residências. Contudo, estima-se que apenas 30% das casas sejam atendidas com água encanada. Já o Distrito de Lourenço, localizado a 100 km da sede municipal, possui 347 ligações de água registradas, porém um novo cadastramento será iniciado para estimar a demanda atual do serviço.

 “Este sistema de água é muito antigo, não acompanhou a evolução do Distrito do Lourenço, mas acredito que a visita do diretor-presidente da Caesa é um  sinal de que coisas novas e melhores virão”, afirmou o vereador Wesley Silva, presidente da Câmara Municipal de Calçoene, que acompanhou a visitação.

No Quilombo do Cunani, distante 50 km da sede de Calçoene, a Companhia estuda a instalação de um sistema de água padronizado para atender a demanda da comunidade.

De acordo com o diretor-presidente da Caesa, Jorge Amanajás, é uma determinação do governador Clécio que  todas as comunidades sejam contempladas com saneamento de qualidade. “A nossa missão é atuar nas regiões do interior que mais precisam de melhorias, projetando, executando e entregando soluções em saneamento de qualidade”, afirmou Amanajás.

Ainda segundo o gestor, a parceria com vereadores e prefeitos é essencial para que as demandas cheguem até o conhecimento da instituição, e que os projetos sejam executados.

O prefeito de Calçoene, Reinaldo Barros, participou da comitiva da Companhia, e contribuiu com as impressões colhidas pela equipe. “Estamos contentes com proatividade da Caesa em vir até as comunidades e verificar todas as pendências na distribuição de água. Tenho certeza que essas melhorias vão facilitar a vida desses moradores. Agradeço ao Governo do Amapá por essa parceria forte, que tem dado certo”, pontuou o chefe do Executivo municipal.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá