Sunday, 08 de November de 2020 - 14:20h
Governo do Amapá inicia ativação de sistemas de água em 10 municípios
Em Macapá, o sistema central opera com toda a capacidade. Em Santana, o sistema central recebeu geradores neste domingo. As estações isolados na capital e municípios funcionarão de acordo com os horários de fornecimento de energia.
Por: Camila Ramos
Foto: Marcus de Oliveira
Em Santana, o sistema recebeu o dois geradores de energia fornecidos pela Eletrobrás no início da madrugada deste domingo.

A captação e distribuição de água do Sistema Central de Macapá já opera com a capacidade máxima desde o fim da tarde do sábado, 7. O sistema já operava com 60% de produtividade, e a pressurização dos pontos mais distantes da rede aconteceu durante a madrugada do domingo, 8.

EM SANTANA - o sistema recebeu dois geradores de energia fornecidos pela Eletrobrás no início da madrugada deste domingo. Com eles, será possível produzir água 24h para o sistema central do município, que já funciona com distribuição parcial desde a sexta-feira, 6.

EM MACAPÁ - A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) já ativou os sistemas isolados dos Conjuntos Habitacionais Macapaba 1 e 2, e funcionará 24h com alimentação dos geradores de energia providenciados pelo Governo do Amapá. No Macapaba 1, a distribuição de água iniciará na manhã do domingo, já no Macapaba 2, os moradores começaram a receber água desde sábado. 

Nos sistemas isolados do Cabralzinho, Açucena, São José, Congós, Perpétuo Socorro, Brasil Novo e Mestre Oscar, a distribuição de água iniciará neste domingo, 8, e serão ativados de acordo com a disponibilidade da alimentação de energia da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), até que os geradores providenciados pelo governo cheguem ao estado. 

NOS DEMAIS MUNICÍPIOS - Com a retomada do fornecimento de energia, os sistemas de água também iniciaram a ativação nos municípios de Ferreira Gomes, Itaubal, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Cutias e Serra do Navio. Cada rede iniciou o procedimento de captação e armazenamento no fim da tarde de sábado, e deve proceder a distribuição já neste domingo.

Assim como nos sistemas isolados de Macapá, o funcionamento das estações de água dependerão dos horários de ativação da rede de energia até que os geradores cheguem às localidades, para que funcionem 24h.  

Em Amapá, Tartarugalzinho e Calçoene os sistemas estão preparados para ativação plena assim que o fornecimento de energia for restabelecido

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

CAESA - Companhia de Água e Esgoto do Amapá
Av. Ernestino Borges, 222. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - (96) 8801-3947 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá