Investimentos

TARIFA SOCIAL
O governo tem garantido o pagamento das tarifas de água para as famílias de baixa renda durante a quarentena da pandemia da Covid-19. De março a dezembro são 137.751 faturas de quase 14 mil famílias. O investimento do Governo do Estado foi de R$: 3.615.575,16.

CRISE ENERGÉTICA
As faturas de água referentes ao mês de novembro foram pagas pelo Governo do Amapá a todos os clientes da Caesa atingidos pela crise energética. Foram contemplados todos os 46.549 clientes dos 13 municípios que enfrentaram a interrupção de energia elétrica em novembro, sendo 44.367 residenciais, 2.069 comerciais e 113 industriais. Oiapoque, Laranjal e Vitória do Jari não estão contemplados no benefício.
O aporte financeiro do Estado foi de R$ 3.348.504,00.

INVESTIMENTOS EM SANTANA
A Caesa instalou novas bombas de captação de água nos bairros Nova Brasília, Vila Olímpica, Fonte Nova e Provedor 1.A instalação das novas bombas beneficia 11 bairros e 10.250 domicílios santanenses.
A Caesa concluiu a implantação do sistema de água exclusivo para a Comunidade Ambrósio, que agora já está na fase de ativação e ajustes finais. São 2,5 km de adutora, 8 km de rede e 2.700 ligações domiciliares. A obra tem o investimento de R$ 2,2 milhões, recursos integralmente do tesouro estadual.

REVITALIZAÇÃO DO ESGOTO DE MACAPÁ

As obras de revitalização da rede de esgoto de Macapá foram paralisadas por conta da pandemia do Covid-19. Com 61% dos serviços executados, a retomada está sendo realizada de forma cautelosa, acelerando aos poucos, em função dos cuidados sanitários para os colaboradores e os munícipes e da disponibilidade de recursos do Governo Federal.

Sobre a obra: Todo o sistema de esgoto sanitário passa por ampliação e melhoria. O serviço iniciou na Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro das Pedrinhas, onde foi desenvolvido um trabalho de limpeza e interligação dos tubos para melhorar o desempenho da rede de captação. Estão sendo restauradas também as quatro estações elevatórias da cidade, que são unidades de tratamento de esgoto que contém bombas hidráulicas para aumentar a pressão do líquido no sistema de captação, fazendo com que o material volte a fluir normalmente. Além das existentes, a Caesa pretende construir mais três estações elevatórias para poder suprir a demanda da capital.

Dentro do projeto de ampliação e melhoria, a Companhia trabalha na revitalização de 11 quilômetros de rede, que consiste na substituição do antigo sistema de esgoto, construído em cimento amianto, por tubos em PVC, abrangendo os bairros Santa Rita, Buritizal, Trem e Centro. A obra está orçada em R$ 13,603,933.29, a partir de um repasse da Caixa Econômica Federal de R$ 9,922,222.22, e contrapartida do Governo do Estado do Amapá de R$ 3,684,711.07.

NOVAS BOMBAS DE CAPTAÇÃO DO SISTEMA CENTRAL DE MACAPÁ

A Companhia realizou a instalação de uma nova bomba de captação de água para o sistema central de Macapá em setembro, mais moderna e que produz 2 milhões de litros de água por hora. Ela integra o parque com outras duas bombas de captação.

O Estado recebeu emenda do senador Davi para a aquisição de mais quatro bombas (três de distribuição e uma de captação), contudo ainda não há previsão para a licitação.

LARANJAL DO JARI
O Governo do Amapá inaugurou a obra da rede que levou água tratada para os bairros Malvinas e Samaúma, em Laranjal do Jari. A nova rede tem aproximadamente 4 km, e beneficiará mais de 5 mil famílias. Os investimentos da obra são do tesouro estadual do Governo do Amapá, calculados em mais de R$ 1 milhão.

O sistema de água de Laranjal do Jari também desativou parte de sua adutora antiga, interligando ao seu sistema a cerca de 1km de uma adutora virgem, já existente, e que antes era de propriedade da Prefeitura Municipal

CUTIAS
Em Cutias do Araguari, a Caesa expandiu a rede de água até o Conjunto Habitacional Jardim de Deus, um empreendimento Minha Casa Minha Vida – Sub 50, e mais dez residências nas imediações. Ao todo, são 50 moradias que agora contam com abastecimento de água e poderão proporcionar mais qualidade de vida para as famílias contempladas.